Como economizar dados de internet

Economia de dados

Como economizar dados de internet

Quem nunca foi pego de surpresa com uma infeliz mensagem avisando sobre o término da franquia do pacote de dados para uso da internet? Tem como economizar se está justamente no meio de uma conversa importante no WhatsApp ou se entretendo em um vídeo nas redes sociais? Não tem jeito, internet hoje em dia é questão de necessidade, e em momentos como esses acabamos apelando imediatamente para a compra adicional de um pacote de dados, ou então temos que esperar eternamente para a renovação do plano.

Pensando em como amenizar essa angustia, confira a seguir algumas dicas de como economizar dados que podem te ajudar a evitar essa situação.


#Ficaadica_ Cuidado com vídeos  

Aquela série incrível e viciante que você está “maratonando” no Netflix ou aquela sequência de vídeos que você não para de assistir no YouTube, pois é, saiba que vídeos são as maiores fontes de consumo de dados 3G/4G. Para evitar que esses aplicativos consumam em excesso seus dados, o Netflix por exemplo oferece a opção de baixar seus conteúdos quando estiver conectado via Wi-Fi e usar o modo off line quando estiver na conexão 3G/4G para assistir seus vídeos. Já o YouTube pode ser configurado para limitar o consumo de dados móveis para a exibição de conteúdos em alta definição, além de permitir o upload apenas se conectado via Wi-Fi.


#Ficaadica_ WhatsApp

Muita atenção com os vídeos e áudios compartilhados no WhatsApp. Mantenha a opção de baixar arquivos automaticamente desativada. Você pode fazer esse ajuste nas configurações do aplicativo. Além de economizar dados, você ainda evita aqueles conteúdos indesejados que algum engraçadinho te manda no meio de uma reunião. 


#Ficaadica_ Limpeza de aplicativos

Aplicativos baixados e não utilizados também consomem dados, procure fazer uma limpeza e exclua aqueles aplicativos que você não utiliza mais. Confira também as configurações de seu smartphone e desative as funções de atualizações automáticas dos aplicativos. Outra dica é não baixar aplicativos com o modo 3G/4G, lembre-se que downloads seja do que for, sempre consomem dados em alta proporção.



#Ficaadica_ Utilize o Wi-Fi

Sempre que puder, utilize a rede de internet Wi-Fi, dessa forma você economiza seus dados e consome apenas os dados de internet local. Atenção com o botão de ativação do Wi-Fi, confira regularmente quando estiver usando o Wi-Fi se o botão está de fato ativado.


#Ficaadica_ Internet controlada

Uma das maneiras de economizar seus dados é fazer um autocontrole de seu consumo. Para isso, hoje as operadoras de telefonia, disponibilizam aplicativos que permitem você saber o quanto já utilizou dos seus dados de internet. Uma forma prática e fácil de controle sem ter que aguardar o envio de uma mensagem de notificação em quanto está seu consumo.


Gostou das dicas de como economizar dados de sua internet? Então a partir de agora fique atento, sem internet nunca mais. Se tiver outras sugestões além dessas, compartilha com a gente! 😉


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários (0)